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Crise econômica: foco no seu exército

Cristina Panella Colunas Leave a Comment

Fundamental para a construção do clima interno e com peso relevante na imagem e reputação da empresa, a Comunicação Interna ainda recebe menos investimentos e atenção que a externa.

Em época de crise, quando as empresas cortam o budget, debruçar-se sobre o ambiente interno e produtividade da equipe é fundamental, quase vital. Seus colaboradores compõem um verdadeiro exército capaz de contribuir decisivamente para medidas absolutamente necessárias no cenário: desde o incremento de produtividade até o aumento do engajamento. Eles também sofrem o impacto da crise e muitas vezes encontram-se desestimulados, ainda que temam a perda do emprego.

Do ponto de vista da empresa de pesquisa é hora de realizar diagnósticos aprofundados expressos em indicadores e índices, a fim de subsidiar um planejamento de comunicação interna que poderá apoiar-se no monitoramento constante e prover a mensuração de resultados. Simultaneamente é hora de desenvolver estudos entre o público interno visando aumento do engajamento e da produtividade.

Por que isso ainda não ocorre?

Menos do que recursos humanos, faltam, principalmente, clareza de objetivo e agências realmente especializadas – também no “medir” – que possam aportar novas ideias e processos e desenhar metodologias adequadas ao setor econômico da empresa. Afinal, não é possível tratar da mesma forma um estudo realizado entre colaboradores do varejo e aqueles dos bancos, por exemplo. A abordagem tem que dar conta – com a melhor relação investimento versus resultados – das especificidades de cada setor.

Adicionalmente, no âmbito das empresas e instituições, ainda há problemas na convivência entre meios eletrônicos com as publicações tradicionais: falta integração. Muitos pré-conceitos podem ser derrubados por meio de uma pesquisa, principalmente na área da efetiva utilização de smartphones pelas diferentes categorias de colaboradores.

Na realidade, pouco se pesquisa sobre a qualidade da comunicação interna entre colaboradores especificamente. A maior parte das pesquisas nesta área têm por objetivo medir a eficiência e eficácia dos veículos de comunicação interna. Para qualquer outro tipo de conhecimento recorre-se à pesquisa de clima organizacional que, se por um lado, tem a virtude de medir o ambiente, por outro não é capaz, pela abordagem utilizada, de explicar as razões.

É hora, portanto, de voltar-se para esse exército que, nesse momento, deve estar um pouco combalido e lembrar que:

1. Uma comunicação eficaz é estruturada de forma sistêmica

2. Uma comunicação eficaz é organizada em torno de:

foco estratégico e conteúdos;
processos;
fluxos.
3. Uma comunicação eficaz é fruto da ação de PESSOAS

4. PESSOAS têm diferentes papéis sociais. Nas empresas, duas facetas devem ser consideradas: identidade e imagem

Breve apresentação da Cristina Panella Planejamento e Pesquisa. Venha tomar um café para conversarmos sobre suas necessidades.


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