img-artigo-newsletter-fevereiro

O Público Interno e o Crescimento das Empresas

Cristina Panella Newsletters Leave a Comment

Com a estagnação da economia brasileira, empresários devem apostar no potencial dos seus colaboradores, e respectivo engajamento, para aumentar produtividade e atrair novos negócios.

O cenário da economia brasileira em 2015 tem tirado o sono de muitos brasileiros, principalmente empresários: dos que estudam a capacitação de novos recursos para crescimento acelerado aos que contam com o fluxo de caixa para investirem em novos segmentos no mercado. Com os movimentos recentes do governo, 2015 se inicia com desafios de dinheiro mais caro (aumento na taxa de juros), maior taxa inflacionária (com reajustes de preços de energia e combustíveis) e estagnação econômica.

Para driblar esse momento de crise, os empresários têm investido em pesquisas com o público interno como um instrumento para a adoção de medidas que contribuam decisivamente para melhorar a produtividade da empresa, fator que, em um momento econômico como o que vivemos, representa um verdadeiro desafio, especialmente para as empresas médias.

Mas antes de pensar em abordagens ou medidas que pretendam incrementar o desempenho dos negócios, é fundamental “olhar para dentro” e fazer a lição de casa, analisando todos os fatores que possam ser objeto de melhoria. Nesse sentido, conhecer bem os colaboradores, ouvi-los, permite que o empreendedor tenha a possibilidade de mergulhar nos traços que explicam a identidade que o colaborador tem com a empresa e a imagem que costuma difundir sobre ela. Será mais fácil, então, mapear zonas de conhecimento que precisem ser completadas, em formatos que levem em consideração as necessidades deste público. Tais medidas contribuem, também, para as melhorias em qualidade de vida no ambiente de trabalho, o que também influencia diretamente na produtividade e permite o desenvolvimento de ações específicas no sentido de obter maior engajamento dos colaboradores.

O colaborador satisfeito torna-se um verdadeiro “embaixador da marca”, transmitindo, a partir da sua experiência com o trabalho, ações e informações sobre a empresa para familiares e amigos, fato que contribui decisivamente para a melhoria na percepção da empresa como um bom lugar para se trabalhar e, muitas vezes, também contribui com, a conquista de novos clientes.

 

aplicHABILIDADE

Breve apresentação da Cristina Panella Planejamento e Pesquisa. Venha tomar um café para conversarmos sobre suas necessidades.


Para conhecer o escritório do Grupo Attitude e a Galeria de Arte Urbana (25 grafiteiros), faça uma visita virtual!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *