Como construir o planejamento do diagnóstico e medição em qualquer programa de comunicação?
Outubro: mês dos planejamentos de comunicação na maior parte das empresas. Como acomodar os diferentes eventos, ações e garantir diagnósticos que permitam afinar a melhor forma de atingir os objetivos de comunicação e as métricas adequadas que garantam o monitoramento e contribuam para demonstrar (e justificar) os resultados esperados.
Para isso, algumas questões devem ser respondidas:
1. Você tem um projeto com medição? Ele obedece às melhores práticas da área?
2. Você tem profissionais de comunicação com conhecimento em diagnóstico, medição e mensuração que participam do planejamento de sua empresa? Ou ainda, você tem um consultor, profissional da área, agregado ao processo?
3. Você projetou um bom cronograma para o planejamento (diagnóstico), para o monitoramento e para a medição?
4. Quais são as perguntas importantes a fazer e/ou dados a reunir e/ou egos a enfrentar antes de planejar o diagnóstico, monitoramento e medição?
5. Você sabe escrever briefings para concorrências e RFPs que envolvam diagnóstico, monitoramento, medição e avaliação?
6. Você conhece as políticas da empresa importantes para negociar um projeto de diagnóstico ou medição para o planejamento de comunicação?
A final destas seis questões é possível que percebamos que fizemos a pergunta errada!! O planejamento do diagnóstico, monitoramento ou medição deve ser parte integrante e obrigatória do planejamento de qualquer programa de comunicação. Idealmente, o planejamento para o diagnóstico e medição e o planejamento estratégico devem acontecer ao mesmo tempo.
Uma vez que isso seja compreendido, a pergunta mais apropriada será: “Como construir o planejamento do diagnóstico e medição em qualquer programa de comunicação?”
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Breve apresentação da Cristina Panella Planejamento e Pesquisa. Vamos tomar um café para conversarmos sobre suas necessidades?