Tríade da Marca: Exposição, Percepção, Comunicação e Mensuração

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A mensuração de resultados é necessidade primária na comunicação corporativa hoje. Como fica a integração – necessária – com os profissionais de Pesquisa?

O crescimento da importância, das competências desejadas e principalmente a necessidade de indicadores e índices no trabalho de relações públicas e comunicação tem sido exponencial. Multiplicaram-se, assim, os parceiros especializados em mensurações, indicadores e índices que, muitas vezes, apresentam excelência técnica, mas em poucos casos foram pensados a partir de fundamentos teóricos e desenvolvidos especialmente para a área e especificidades da comunicação.

Esse gap entre os objetivos da empresa e a metodologia técnica apresentada (por vezes oculta sob a apresentação em PowerPoint) constitui uma lacuna que não é, na maior parte das vezes, percebida pelas empresas e profissionais de comunicação. Algumas razões explicam esse hiato: uma delas reside na prática habitual de reservar aos fornecedores uma participação limitada, externa aos objetivos estratégicos da empresa, como se fosse possível desenhar uma bússola sem conhecer o “N”, o norte da empresa. Acresce-se a ela a distância entre o conhecimento das diferentes especialidades mobilizadas e as estratégias elaboradas pela equipe de comunicação, raramente explicitadas. A pretendida multidisciplinaridade termina por resultar em dificuldades na concepção, na operação e, muitas vezes, nos resultados obtidos com o projeto.

É fundamental que visão estratégica que sustenta todo o planejamento possa ser compartilhada com a equipe de especialistas chamados a dele participar. Será a partir dessa visão conceitual compartilhada, desdobrada em pressupostos que serão, em seguida, organizados em torno de objetivos técnicos que a eficiência da equipe multidisciplinar formada será garantida.

Trabalhamos, na Cristina Panella, no desenvolvimento de produtos de pesquisa para a área da comunicação, a partir da imagem de uma tríade de atuação da marca sob a qual organizamos as diferentes técnicas e estudos: a exposição da marca, a percepção da marca e a comunicação da marca: :

A partir dessa visão, no escopo dos estudos sobre a Exposição da Marca nas mídias tradicionais e sociais, o Observatório do Conhecimento 3D® analisa a qualidade da exposição da empresa e/ou marca nas diferentes mídias e no meio digital, podendo, ainda, incorporar dados primários e secundários.

Os estudos na área da Percepção da Marca reúnem pesquisas que tratam da Percepção e Imagem entre Públicos Estratégicos (tais como a mídia, colaboradores e outros stakeholders), consolidadas no I2R – Indice de Imagem e Reputação®. Sob o label Comunicação da Marca, encontram-se estudos do tipo Media Audit ou ainda Avaliação de Veículos de Comunicação Interna, entre outros, por exemplo.

aplicHABILIDADE

  • Cristina Panella Planejamento e Pesquisa é uma a área de inteligência em pesquisa e comunicação, integrante do Grupo Attitude.
  • Atua nas diferentes áreas – consultoria, opinião e mercado – oferecendo soluções personalizadas.
  • Tem expertise em estudos de imagem e reputação, nos diferentes tipos de negócios.
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